Skip to content

Academicsupervision

Na série "Comentários" integrantes do OIMC publicam textos curtos (3 páginas em média) em formato livre e de opinião sobre temas da conjuntura climática nacional e internacional.

Orientações
PhD
Mudanças Climáticas e fronteira agropecuária na Pan-Amazônia: atores, interesses e estratégias contrárias à redução do desmatamento

O projeto objetiva analisar como estratégias de atores interessados no avanço da fronteira agropecuária na Amazônia fazem frente a políticas ambientais e climáticas de redução do desmatamento no país. A hipótese principal da pesquisa é de que tais atores, embora por vezes adotem estratégias discursivas de adesão à agenda climática, praticam obstrução e protelação de políticas ambientais e climáticas de redução do desmatamento por meio de ações coordenadas com agentes políticos, empresariais, acadêmicos, midiáticos e da sociedade civil, em níveis municipal, estadual, nacional e transnacional.

Undergratuate
As negociações internacionais do Artigo 6 do Acordo de Paris: a política externa brasileira
O Acordo de Paris, de 2015, é o mais recente grande tratado fruto das COPs promovidas dentro do âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Diferenciando-se dos acordos anteriores, Paris estabeleceu que cada país deve definir suas próprias metas de redução de emissões e submetê-las à comunidade internacional, por meio das suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, da sigla em inglês). Um dos sistemas previstos para cumpri-las, no Artigo 6 do Acordo, é a compra e venda de créditos de carbono, com o estabelecimento de mercados de carbono, que se tornaram objeto de negociações nas conferências subsequentes. A partir desse contexto, a pesquisa se propõe analisar o posicionamento brasileiro nas negociações, diante dos múltiplos atores e interesses envolvidos, e as repercussões internas desse tema no país, como o projeto de um mercado de carbono nacional.
Masters
O Regime Internacional das Mudanças Climáticas e os tensionamentos entre o Norte e o Sul Geopolítico

Tendo em consideração o contexto do regime internacional das mudanças climáticas e as disputas políticas e econômicas existentes entre os países do Norte e do Sul Geopolíticos, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as dinâmicas nos processos de tomada de decisão a partir desses tensionamentos, verificando o compromisso dos países a partir da ótica dos princípios das “responsabilidades comuns, porém diferenciadas” e do poluidor pagador. A intenção é verificar também como os países assumem responsabilidades dentro do regime e se houve um grau maior de comprometimento a partir do Acordo de Paris.

PhD
Análise dos Financiamentos de Projetos de Energias Renováveis

A partir de uma perspectiva sistêmica, considerando o caráter cada vez mais emergencial das mudanças climáticas e a transição rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável, no qual a China busca posicionar suas companhias como líderes globais em um cenário de reconfiguração da acumulação capitalista, o objetivo do projeto consiste em examinar o avanço da cooperação chinesa na América Latina nos projetos no setor de energia renovável.

PhD
Mudanças climáticas e fronteira agropecuária na Amazônia: atores, interesses e estratégias contrárias à redução do desmatamento no Brasil

Este projeto de pesquisa objetiva analisar como estratégias de atores interessados no avanço da fronteira agropecuária na Amazônia fazem frente a políticas ambientais e climáticas de redução do desmatamento no país. A hipótese principal da pesquisa é de que esses atores, embora por vezes adotem estratégias discursivas de adesão à agenda climática, praticam obstrução e protelação de políticas ambientais e climáticas de redução do desmatamento por meio de ações coordenadas com agentes políticos, empresariais, acadêmicos, midiáticos e da sociedade civil, em níveis municipal, estadual, nacional e transnacional.

Undergratuate
Mudanças climáticas, Convenção de Ramsar e políticas públicas no Brasil

O trabalho se propõe a analisar os efeitos da Convenção de Ramsar sobre os sítios de conservação brasileiros incluídos dentro do acordo, sua administração e proteção, bem como a atuação dos diferentes atores nos mais diferentes níveis, policy-makers, ONGs, mundo empresarial e sociedade civil. Busca-se atentar também para importantes ações de proteção e preservação ambiental, legislações e ações de educação ambiental para a sociedade sob influência da Convenção.