Skip to content

ProjetosConcluídos

Na série "Comentários" integrantes do OIMC publicam textos curtos (3 páginas em média) em formato livre e de opinião sobre temas da conjuntura climática nacional e internacional.

oimcsite (7)
Observações Escritas ao pedido de Parecer Consultivo à Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre Emergência Climática e Direitos Humanos

O OIMC elaborou, em parceria com o Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno e o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos, um documento com as observações escritas ao Parecer Consultivo sobre questões climáticas para a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). As observações desenvolvidas pelo grupo se focaram um na relação entre clima, meio ambiente e direitos humanos e na centralidade dos conceitos de justiça climática e racismo ambiental para interpretar a crise de direitos humanos associada à emergência climática.

International-Conference-Climate-Change-Social-destaque-16x9
Conferência Internacional Mudanças Climáticas e Ciências Sociais

Em fevereiro de 2023, o OIMC, o Food for Justice e a Universidade de Heldelberg (Alemanha) promovem a conferência internacional Mudanças Climáticas & Ciências Sociais (Climate Change & Social Sciences), realizada no Instituto de Estudos Latino-Americanos da Freie Universität em Berlim (FU Berlin). Coorganizada pelo Prof. José Maurício Domingues, pesquisador de nosso núcleo estratégico, e com a presença de nosso coordenador Prof. Carlos R. S. Milani, a conferência é uma realização do convênio entre o IESP-UERJ e a FU-Berlin.

Coletando conhecimentos sobre as mudanças climáticas para produção de materiais didáticos e capacitações

Relatório Consolidado (31 de Janeiro de 2023)

O OIMC torna público o relatório final da pesquisa Coletando conhecimentos sobre as mudanças climáticas para produção de materiais didáticos e capacitações, conduzida por nossa equipe durante o mês de agosto de 2022 com um público-alvo pertencente a três segmentos: Fundação Friedrich Ebert (FES) e seus parceiros (ABONGCUTMST e Peregum); comunidade de docentes, discentes e funcionários administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Fórum Municipal das Mudanças Climáticas de Niterói (FMMC Niterói). O documento foi desenvolvido a partir da análise de 488 respostas a um questionário sobre o tema, estruturado pelos pesquisadores em diálogo com organizações parceiras.

Popup-Seminario-Antropoceno-28-03-2023
Seminário Antropoceno, Mudanças Climáticas e Ciências Sociais no Brasil

Nos dias 30 e 31 de março de 2023, o OIMC promoveu, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Seminário Antropoceno, Mudanças Climáticas e Ciências Sociais no Brasil. Realizado Campus Maracanã da UERJ, o evento buscou traduzir a problemática climática em agendas de pesquisa para as Ciências Sociais, reunindo mais de 20 pesquisadores de renome internacional, entre especialistas brasileiros e estrangeiros, para apresentar a diversidade dos desafios e das estratégias necessárias para lidar com o fenômeno, em cinco mesas programadas para os dois dias.

Lideranças-Climáticas_destaque
Lideranças climáticas

Por meio deste projeto de entrevistas com lideranças climáticas, o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC) promoveu uma série de diálogos com ativistas, pesquisadores e membros de organizações da sociedade civil com destaque não apenas na produção de conhecimentos, mas também na construção de pontes entre as mais diversas lutas pelo clima e políticas públicas. Por meio de entrevistas curtas, de 10 a 15 minutos, o OIMC procurou entender o que motivou o (a) entrevistado (a) a dedicar-se à temática, além de ouvir suas opiniões e projeções a respeito do futuro da agenda climática no Brasil e no mundo, com ênfase para o papel da juventude nas redes de ativismo e nos debates políticos sobre as mudanças climáticas. Desse modo, o OIMC procurou contribuir para a promoção de diálogos entre setores diferentemente engajados na luta contra os efeitos perversos das mudanças climáticas e, assim, incidir direta e indiretamente no debate público sobre o tema.

As responsáveis pelo projeto foram Beatriz Triani e Mariana Dias, na época estudantes na graduação de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).