Sejam
bem-vindos
Ao Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC), criado no âmbito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com o apoio do Instituto Clima e Sociedade.
O Projeto
O OIMC agrega professores, pesquisadores e estudantes da UERJ (ciência política, sociologia, relações internacionais, oceanografia e educação) e de outras universidades.
2020
2021
Ano de lançamento do OIMC
•Primeiro Ciclo de Webinars do OIMC
•Lançamento dos Cadernos do OIMC
•Lançamento dos Cadernos do OIMC
Objetivo Geral
Promover e difundir pesquisas, conhecimentos e práticas sobre a relevância central das mudanças climáticas nos modelos de desenvolvimento e nos processos de transformação social na atualidade, nas escalas local, regional e global.
Objetivos Específicos
- Conscientizar professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e membros da comunidade externa da UERJ sobre a importância das mudanças climáticas para conceber modelos futuros de desenvolvimento sustentáveis no Rio de Janeiro.
- Desenvolver projetos locais, nacionais e internacionais de pesquisa e estimular a produção de conhecimento interdisciplinar sobre as mudanças climáticas e suas interfaces com as mais diversas áreas do conhecimento, nas ciências sociais e humanas, nas ciências naturais e exatas, bem como nas ciências da saúde.
- Conceber cursos de capacitação destinados a estudantes, técnicos, jornalistas, tomadores de decisão e lideranças de organizações da sociedade civil sobre a atualidade das mudanças climáticas e a emergência de medidas sustentáveis de adaptação e mitigação de seus efeitos.
- Produzir e difundir materiais pedagógicos e de relevância para a formulação de políticas públicas, considerando a natureza interdisciplinar e intersetorial das mudanças climáticas.
- Elaborar teórica e criticamente as perspectivas de natureza e sociedade que subjazem às discussões listadas acima.
LABMUNDO
O Laboratório de Análise Política Mundial é uma iniciativa interdisciplinar de pesquisa e ensino que, desde 2011, funciona por meio de duas antenas: a antena de Salvador, na UFBA, e a do Rio de Janeiro, no IESP-UERJ. De modo conjunto e em parceria, ambas asseguram a participação de pesquisadores de diferentes departamentos e centros universitários do Brasil e do exterior em vários projetos, seminários e publicações.
IESP-UERJ
O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sucessor do antigo IUPERJ, desenvolve pesquisas de alto nível nas diversas áreas da Sociologia e da Ciência Política. Seus núcleos de pesquisa vinculam estudantes de mestrado e doutorado em mais de 30 projetos de investigação, distribuídos por diversas linhas de pesquisa.
Instituto Clima e Sociedade
O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. Funciona como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais, atuando por meio de uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática.
The Climate Social Science Network
O OIMC faz parte da rede criada pela Universidade de Brown (EUA), atuando principalmente no grupo de trabalho "Recursos naturais, energia e obstrução climática no Sul Global".
ACA Brasil
O OIMC faz parte da Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil), que busca resgatar o protagonismo do Brasil na agenda climática.
NEMA
Núcleo de Estudos em Manguezais
O Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA) surgiu no âmbito do Departamento de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a partir de estudos iniciados no ano de 1992 na região de Guaratiba, Rio de Janeiro.
Nossa Equipe
O OIMC é composto por uma equipe de professores, pesquisadores e jovens colaboradores de diferentes disciplinas.
A governança do OIMC estrutura-se em torno de três categorias de pesquisadores.
A governança do OIMC estrutura-se em torno de três categorias de pesquisadores.