Pesquisa
Artigos publicados por integrantes do OIMC
How and why European and Chinese pro-climate leadership may be challenged by their strategic economic interests in Brazil.
Climate change and its lexicon: An analytical and critical view
Is Climate Obstruction Different in the Global South? Observations and a Preliminary Research Agenda
Covid-19 between Global Human Security and Ramping Authoritarian Nationalisms
Referências Bibliográficas
Nesta lista você encontrará referências atualizadas sobre o tema das mudanças sociais principalmente na perspectiva das ciências sociais e humanas.
Análise de conteúdo de pronunciamentos oficiais em matéria de política externa (ACPOLEX)
Danielle Costa da Silva, Beatriz Triani e Luiza Martins (30 de julho de 2022)
A base de discursos oficiais de autoridades brasileiras, principalmente dos presidentes, começou a ser construída em 2012, devendo ser constantemente atualizada devido à sucessão de presidentes e anos de governo. Todos os discursos dos ex-presidentes estão disponibilizados no site da Biblioteca da Presidência da República1 tendo sidos baixados, organizados e inseridos no banco de discursos deste projeto.
O banco de discursos abrange o período dos ex-presidentes de Sarney até Michel Temer (1985-2018) e também já conta com os discursos do governo Jair Bolsonaro de 2019 até maio de 2022, que foram captados no site da Presidência da República.
Centros e redes de pesquisa de natureza interdisciplinar sobre mudanças climáticas no Brasil e no mundo
Lista atualizada em 11 de abril de 2021
Os centros, redes, observatórios e programas de pesquisa incluídos nesta lista foram selecionados com base nos seguintes critérios:
- Desenvolvem pesquisas de natureza interdisciplinar (ou transdisciplinar, em alguns casos mais raros) sobre as mudanças climáticas;
- Promovem atividades de comunicação e diálogo entre o mundo da ciência e o campo das políticas públicas em todos os níveis (local, nacional, regional ou global);
- Posicionam-se favoravelmente à concepção de políticas públicas de enfrentamento dos efeitos nefastos e das causas geradoras do problema das mudanças climáticas globais, ou seja, não adotam, nem divulgam posturas negacionistas e contrárias ao papel da ciência no debate sobre o tema. Isso não significa que não possam assumir posturas críticas em relação ao mundo da ciência e ao campo das políticas públicas, ou ainda em relação ao papel dos atores privados e não-governamentais em matéria de mudanças climáticas.
Os centros, redes, observatórios e programas são apresentados de acordo com divisões geográficas e, dentro de cada região ou país, em ordem alfabética.