Skip to content

1º Seminário Latino-Americano sobreJustiça Climática

Como fazer pesquisa sobre obstrução climática:teorias, métodos e inovações

Oficina de Formação5 de novembro de 2026, quarta-feira, das 16h30 às 18h30, no Miniauditório do IFCH II (Sala 9028 F)

Resumo da oficina:

Esta oficina explora caminhos para investigar a obstrução climática, conectando esta agenda de forma central ao campo da justiça climática. Serão apresentadas distintas perspectivas analíticas e possibilidades de desenho de pesquisa para compreender os atores, as estratégias, as redes e as dinâmicas que sustentam a obstrução, bem como exemplos de métodos e técnicas empregados nessa agenda de investigação. A oficina também promoverá uma troca de experiências sobre desafios práticos da pesquisa e  sobre o uso de ferramentas inovadoras, incluindo a Inteligência Artificial, na produção e na análise de dados.

Coordenadores

IMG_8233 - Renan William dos Santos

Renan William dos Santos

OIMC-UERJ

Doutor e Mestre em Sociologia pela USP, Professor de Sociologia na UFRJ e Pesquisador de pós-doutorado no IESP-UERJ, vinculado ao OIMC. Integrante da Climate Social Science Network. Membro do comitê diretivo da unidade de "Religião e Ecologia" da Academia Americana de Religião. Membro do grupo de pesquisa sobre "Ecologias Religiosas de Direita" da Sociedade Internacional para o Estudo da Religião, Natureza e Cultura. Coordenador do grupo de estudos "Diversidade religiosa na sociedade secularizada". Desenvolve pesquisas acerca das interfaces entre ativismo ambiental, identidades religiosas e obstrução climática.

Equipe-Janaína-Pinto

Janaína Pinto

OIMC-UERJ

Pesquisadora nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, com atuação em governança climática, economia política e política ambiental, e doutoranda em Ciência Política no IESP-UERJ. Sua agenda de pesquisa foca em atores, práticas e narrativas que obstruem, atrasam ou reconfiguram a implementação da política climática, com foco na Amazônia brasileira e nas dinâmicas transnacionais de poder econômico e político. Pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial e integrante Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Tem experiência em pesquisa aplicada, comunicação científica e colaboração com organizações da sociedade civil e do jornalismo, especialmente no campo da justiça ambiental e climática.

Arthur Facini corte

Arthur Facini

OIMC-UERJ

Mestrando em Ciência Política no IESP-UERJ e Bacharel em Relações Internacionais pela UERJ. Além do Observatório, é integrante do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO). Atualmente, pesquisa obstrução climática no Brasil, sob a orientação do professor dr. Carlos R.S. Milani e em parceria com a Brown University (EUA), desenvolvendo o projeto "Mudanças Climáticas e Relações Internacionais: segurança, desenvolvimento e política externa comparada". Também se dedica à Cartografia Temática.