Skip to content
caderno14site

Novo Caderno do OIMC analisa a relação entre organismos internacionais e a proteção da Amazônia

Já está disponível o mais novo volume dos Cadernos do OIMC, publicação de fluxo contínuo editada pelo Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas. De autoria de Emanuel Semedo e Mariana Castro, ambos doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP-UERJ e pesquisadores do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), esta edição apresenta o artigo Soberania e proteção da Amazônia: o papel da UNFCCC, das COPs e do IPCC, terceira produção do Observatório vinculada ao projeto Governança Pan-Amazônica, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, parceria com o Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) e com o Observatório Político Sul-Americano (OPSA).

Confira um trecho da introdução do texto:

Este artigo propõe realizar uma análise do posicionamento desses organismos e fóruns internacionais em relação à proteção ambiental na Pan-Amazônia, com foco especial no Brasil, principalmente a partir dos anos 1990. Com base na revisão de uma série de documentos primários (documentos oficiais do IPCC, da UNFCCC e das COPs) e na literatura secundária, buscamos compreender os potenciais conflitos entre soberania estatal e responsabilidade de proteção ambiental. A primeira seção do artigo apresenta o debate teórico sobre soberania estatal diante da necessidade de implementação de políticas de proteção ambiental dentro e fora das fronteiras do Estado. (…) Na segunda seção é descrito o papel do IPCC, da UNFCCC e das COPs na governança global das mudanças climáticas e, com base nos documentos oficiais, identifica-se a relevância atribuída à Amazônia diante da crise climática planetária, analisando as disputas entre soberania estatal e responsabilidade global pela proteção dos ecossistemas amazônicos.

Viabilizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no âmbito do edital Iniciativa Amazônia+10, o projeto Governança Pan-Amazônica, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável se dedica a investigar as percepções, interesses e ações dos diferentes atores políticos que têm poder de incidência no desenvolvimento sustentável da região. Em complemento aos monitores dedicados aos países sul-americanos amazônicos (publicados pelo OPSA) e sobre os estados brasileiros da região (publicados pelo LEGAL), a série publicada pelo OIMC visa analisar as agendas e os interesses que potências extrarregionais, organizações intergovernamentais e fóruns multilaterais manifestam em relação à Pan-Amazônia.