É com orgulho e comprometimento que o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas publica o artigo Diretrizes do OIMC para a Educação Ambiental Climática no 12º volume da série Cadernos do OIMC. Nesta edição, a Prof. Elza Neffa, integrante do Núcleo Estratégico do Observatório e do Conselho Editorial dos Cadernos do OIMC, apresenta os eixos que norteiam os objetivos pedagógicos dos cursos de formação e dos projetos de desenvolvimento de materiais didáticos do OIMC, incluindo as indagações, reflexões e disposições fundamentais para a difusão de um pensamento crítico e propositivo no debate sobre o clima.
Confira um trecho da introdução do texto:
Por relacionar-se à questão da perpetuação da biodiversidade e, particularmente, da espécie humana no planeta, a educação ambiental climática aponta a necessidade de transformações dos modelos de gestão dos macros espaços e das atitudes cotidianas dos habitantes da Terra. Essas transformações requerem, além da percepção da complexidade das dimensões políticas, econômicas e ambientais em interação na sociedade, a formação do sujeito crítico capaz de elaborar o pensamento interrogativo/problematizador. Essa formação contribui para a análise crítica das ideias pré-concebidas que obstaculizam a percepção das contradições da realidade e a democratização dos conhecimentos científicos, passíveis de subsidiar um planejamento estratégico das políticas públicas e das iniciativas comprometidas com o desenvolvimento humano e territorial do Brasil, em sua gestão sustentável.