Skip to content

Pesquisa

Artigos publicados por integrantes do OIMC

Referências Bibliográficas

Nesta lista você encontrará referências atualizadas sobre o tema das mudanças sociais principalmente na perspectiva das ciências sociais e humanas.

Análise de conteúdo de pronunciamentos oficiais em matéria de política externa (ACPOLEX)

Danielle Costa da Silva e Beatriz Triani (25 de julho de 2020)

A base de discursos oficiais de autoridades brasileiras, principalmente dos presidentes, começou a ser construída em 2012, sendo constantemente atualizada de acordo com a sucessão de presidentes e os anos de governo. Todos os discursos dos ex-presidentes estão disponibilizados no site da Biblioteca da Presidência da República, tendo sidos baixados, organizados e inseridos no banco de discursos deste projeto. Atualmente, o banco de discursos abrange do período presidencial de Sarney até o primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro (2019), que foram captados no site da Presidência da República.

Centros e redes de pesquisa de natureza interdisciplinar sobre mudanças climáticas no Brasil e no mundo

Lista atualizada em 11 de abril de 2021

Os centros, redes, observatórios e programas de pesquisa incluídos nesta lista foram selecionados com base nos seguintes critérios:

  • Desenvolvem pesquisas de natureza interdisciplinar (ou transdisciplinar, em alguns casos mais raros) sobre as mudanças climáticas;
  • Promovem atividades de comunicação e diálogo entre o mundo da ciência e o campo das políticas públicas em todos os níveis (local, nacional, regional ou global);
  • Posicionam-se favoravelmente à concepção de políticas públicas de enfrentamento dos efeitos nefastos e das causas geradoras do problema das mudanças climáticas globais, ou seja, não adotam, nem divulgam posturas negacionistas e contrárias ao papel da ciência no debate sobre o tema. Isso não significa que não possam assumir posturas críticas em relação ao mundo da ciência e ao campo das políticas públicas, ou ainda em relação ao papel dos atores privados e não-governamentais em matéria de mudanças climáticas.

Os centros, redes, observatórios e programas são apresentados de acordo com divisões geográficas e, dentro de cada região ou país, em ordem alfabética.

Foto de background - Clara Salamonde