No dia 19 de julho de 2024, a pesquisadora Mariana Castro participou do XII Congresso da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), realizado entre os dias 17 e 20 no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – Portugal).
A colaboradora do OIMC e do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) compôs o painel temático Movimientos Sociales, Acción Colectiva, Ciudadanía Y Sociedad Civil: Acción Colectiva Y Ciudadanía, discutindo sua pesquisa O Antropoceno na sociedade civil brasileira: diálogos entre a ciência e os ativismos. O trabalho é parte de seu projeto de pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP-UERJ, atualmente em estágio sanduíche no German Institute of Global and Area Studies (GIGA – Alemanha), desenvolvido sob orientação do Prof. Carlos R. S. Milani.
A edição 2024 do congresso teve como tema central a América Latina como ator na reconfiguração da geopolítica global. Formada por acadêmicos, pesquisadores e profissionais, a ALACIP é a principal organização científica internacional que visa promover o desenvolvimento de estudos de Ciência Política sobre a América Latina e o Caribe.