Entre os dias 23 e 29 de agosto de 2025, a cidade do Rio de Janeiro sedia a Rio Climate Action Week (RCAW), uma série de eventos dedicados a mostrar e mobilizar ações climáticas em todos os níveis, reunindo representantes dos setores público, privado e voluntário, junto com instituições financeiras, filantrópicas e outros agentes para estabelecer ambições voltadas para a entrega na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). Durante a semana do evento, o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas promove quatro atividades, abordando diferentes aspectos da temática com uma série de instituições parceiras.

Entre os seis hubs institucionais que hospedam as atividades da semana, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) se insere como centro de referência para a mobilização de representantes da Ciência e da Sociedade Civil, organizando três eventos com a participação do OIMC. No dia 26 de agosto, terça-feira, o Auditório 11 do campus Maracanã da Universidade apresenta a mesa O Momento de Escazú: Da visão à vitória na proteção ambiental e na democracia, organizado pelo Observatório em parceria com a Plataforma CIPÓ e com a Fundación Ciudadanía Inteligente. Voltado para o debate sobre como transformar compromissos visionários para a América Latina e o Caribe, como o Acordo de Escazú e a Declaração de Belém, em ações concretas para a democracia ambiental, o evento promove ainda o lançamento do policy brief Avaliação crítica do Princípio 10: desafios e oportunidades para a região. Para participar, faça a sua inscrição clicando aqui.

Na quinta-feira seguinte, 28 de agosto, a Coalizão Brasileira pela Educação Climática (CBEC) realiza a roda de conversa Educação para a Crise Climática: Saberes e diálogos que conectam gerações e territórios, no Auditório Clio-Psyché da UERJ. Promovida com o apoio do OIMC e de diversas organizações da sociedade civil, a atividade pretende reunir saberes diversos, acadêmicos, populares e comunitários para refletir sobre os caminhos para uma educação climática emancipadora, plural e territorializada, articulada à Carta Manifesto pela Educação Climática, entregue à presidência da COP30 pela Coalizão.

Já no dia 29 de agosto, sexta-feira, o Observatório encerra a programação da RCAW na UERJ com a palestra inaugural de nosso V Ciclo de Webinars do OIMC: A Emergência Climática e as Transformações Necessárias: como construir transições sociais, ecológicas e energéticas justas?, ministrada por Beatriz Mattos (Plataforma CIPÓ), Renata Albuquerque Ribeiro (LABMUNDO e Zero Carbon Analytics) e Carolina de Figueiredo Garrido (JUMA/PUC-Rio e OIMC) e mediada pela Prof. Ana Paula Tostes. Esta primeira edição totalmente presencial do Ciclo será oferecida das 15h às 17h, no Auditório Jaime Antunes (Sala 9042 F).

Fora da série de atividades no hub da Universidade, no mesmo dia 29/8, o OIMC se une à Climate Social Science Network (CSSN) para compor a mesa Obstrução Climática: Uma Avaliação Global, promovida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). A partir das 10h30, o evento pretende discutir meios para conter a obstrução climática, incluindo regulação, processos judiciais e movimentos da sociedade civil, com a participação dos professores J. Timmons Roberts (Brown University) e Jennifer Jacquet (University of Miami), comentários de Gabriel Gama (Folha de S. Paulo) e Andrea Hoffmann (IRI/PUC-Rio) e apresentação do Prof. Carlos R. S. Milani, coordenador do Observatório. A discussão contará ainda com transmissão online através do canal do Cebri no YouTube.