Skip to content
OIMCCIPOFCIEscazu (6)

OIMC, CIPÓ e FCI promovem conferência sobre o Acordo de Escazú, na UERJ

Na última terça-feira, 26 de agosto de 2025, o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas deu início à série de eventos da Rio Climate Action Week (RCAW) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) participando da conferência O Momento de Escazú: Da visão à vitória na proteção ambiental e na democracia, organizada em parceria com a Plataforma CIPÓ e com a Fundación Ciudadanía Inteligente (FCI).

Em duas mesas de discussão mediadas pelo jornalista Gabriel Gama (Folha de S. Paulo), a conferência reuniu pesquisadores e ativistas climáticos para um debate sobre como transformar compromissos visionários para a América Latina e o Caribe, como o Acordo de Escazú e a Declaração de Belém, em ações concretas para a democracia ambiental. O painel Escazú como Vetor de Democracia Ambiental Regional contou com participações de Oona Castro (Instituto Nupef), Gabriela Cabaña e Sebastián Benfeld (FCI), Nycolas Candido (CIPÓ) e do Prof. Carlos R. S. Milani, coordenador do OIMC. Em seguida, Thais Lazari (FALA e Observatório da Integridade da Informação), Cledisson Santos (Ministério da Igualdade Racial) e Ana Carolina Lourenço (Instituto Cultura, Comunicação e Incidência) compuseram a mesa Democracia Climática na Era da Desinformação.

Oferecido no Auditório 11 do campus Maracanã da UERJ, evento celebrou ainda o lançamento do policy brief  produzido pela FCI, Avaliação crítica do Princípio 10: desafios e oportunidades para a região, que apresenta recomendações para ampliar a participação social, o acesso à informação e a justiça ambiental no enfrentamento da crise climática.