Skip to content
oimccomentariosite (7)

Comentário do OIMC discute o papel da Educação Ambiental Climática, analisando o caso do Acre

Os Comentários do OIMC, publicação do Obsevatório dedicada a ensaios curtos, em formato livre, dá continuidade à sua série de edições fruto do projeto Operação COP 2024 – Jovens Embaixadores pelo Clima apresentando o texto A Educação Ambiental Climática no Brasil como um instrumento de resiliência, assinado por Gabriel Henrique Lima do Nascimento (CFCH-UFAC). Partindo de referência às Diretrizes do OIMC para a Educação Ambiental Climática, publicadas no Caderno do OIMC N. 12, este comentário trata da importância da educação enquanto ferramenta essencial para viabilizar a conscientização da população em relação à emergência climática, com foco especial nos contextos passado e presente do estado brasileiro do Acre.

Leia um trecho desta edição:

Quando analisamos a história do estado do Acre, percebemos em seu cerne uma forte luta da classe trabalhadora seringalista pelos direitos da floresta e do desenvolvimento sustentável, tendo grandes nomes à frente dessa luta, como o mundialmente conhecido Chico Mendes, Wilson Pinheiro, Mary Allegretti e Marina Silva. Porém, como um estado com uma história marcada por tantas figuras do socioambientalismo brasileiro chegou ao atual cenário de alienação política em relação à pauta climática? Como combater falas contrárias a políticas de conservação ambiental que sugerem que o governo deveria cortar ainda mais as verbas de políticas de proteção ao meio ambiente?

Parceria do Observatório com o The Climate Reality Project Brasil e com o Centro Brasil no Clima, o projeto Operação COP 2024  selecionou jovens estudantes de várias regiões do Brasil e diversas áreas do conhecimento para passarem por uma formação em temáticas de política internacional, mudanças climáticas e desenvolvimento de habilidades, com ênfase em temáticas de negociação junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP).