A Prof. Elza Neffa (PPGMA-UERJ), pesquisadora no Núcleo Estratégico do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas, produziu, a partir de dados levantados por pesquisa do Módulo Socioambiental da Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD-Guanabara – UERJ/UFRJ/CNPq), a linha do tempo História Socioambiental da Baía de Guanabara – 12.000 a.C. – 2025. Com narrativa visual desenvolvida pelo Ateliê de Cartografia do LABMUNDO, sob coordenação de nosso pesquisador associado Prof. Rubens de S. Duarte (IMM-ECEME), a imagem apresenta uma organização fatos históricos emblemáticos em ordem cronológica e os relaciona ao processo de transformação do ecossistema.
Essa narrativa visual, demonstrada na passagem da água cristalina para a água escura da poluição, nas cores azuis (claro e escuro), verde e marrom, pretende identificar a sequência, as conexões e a aceleração das ações antrópicas e os impactos geradores do quadro degradante da atualidade, além de instigar cada um e as instituições públicas e privadas a assumirem a responsabilidade de transformá-lo em retrato simbólico da beleza da cidade do Rio de Janeiro.
Executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) articula uma rede de sítios de referência para a pesquisa científica no tema de Ecologia de Ecossistemas. Através do PELD, o CNPq fomenta a geração de conhecimento qualificado sobre os nossos ecossistemas e a biodiversidade que abrigam. As informações coletadas no PELD incluem longas séries temporais de dados sobre os ecossistemas e sua biota associada.
Em nossa Mapoteca, é possível consultar mais de 4 mil imagens como esta produzidas em parceria com o Ateliê de Cartografia, de mapas a gráficos, linhas do tempos e tabelas, que ilustram informações relacionadas a mudanças climáticas, políticas públicas e relações internacionais.




