No dia 5 de agosto de 2024, o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas irá promover, em parceria com a Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades, o minicurso Emergência climática: governança, justiça e transição, oferecido durante o XIV Encontro Anual da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Ministrado pelos pesquisadores do Observatório Carlos R. S. Milani, Diogo Ives, Emanuel Semedo e Janaína Pinto, em conjunto com os representantes da Iyaleta, Diosmar Filho, Andrêa Ferreira, Ananda Ridart e Emanuelle Góes, a formação é voltada para participantes regularmente inscritos no evento, bem como para estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados a universidades baianas ou com campus situado no estado da Bahia.
Confira um resumo do conteúdo:
O conceito de emergência climática associa o reconhecimento político do consenso científico em torno da dimensão antropogênica das mudanças climáticas e a necessidade de conectar as temporalidades planetária, climática, política e dos mercados financeiros, ainda ética e empiricamente totalmente dissociadas. Falar de emergência climática, e não mais apenas em mudanças climáticas, implica adotar o Antropoceno como conceito e diagnóstico do momento crítico em que nos encontramos enquanto Humanidade, desigual e diferente, diante dos desafios de regulação e governança de processos políticos que são, ao mesmo tempo, locais, nacionais, globais e planetários. Na Ciência Política e nas Relações Internacionais, ainda são tímidas as interfaces de pesquisa e formação entre os debates científicos sobre a emergência climática e seus corolários no mundo das instituições, na governança das políticas públicas, na definição de modelos de desenvolvimento efetivamente sustentáveis e justos do ponto de vista socioambiental e climático, bem como na identificação dos atores de veto que implementam estratégias de obstrução climática contrárias a uma transição política, social e energética. Apoiado pela Cátedra Jean Monnet da UERJ, este minicurso visa a introduzir o debate crítico sobre as implicações da emergência climática na definição de parâmetros de governança, justiça e transição, trazendo para a discussão conceitos, diagnósticos e experiências que reflitam a diversidade regional brasileira.
O minicurso terá duas sessões, uma na parte da manhã, entre 10h e 12h, e outra na parte da tarde, entre 13h30 e 15h30. A primeira sessão (manhã) apresentará conceitos básicos e algumas experiências políticas de ação climática, mas também discutirá métodos de pesquisa sobre estratégias de obstrução climática no Brasil. A segunda sessão (tarde) apresentará resultados de pesquisas sobre transparência e governança climática no Brasil. Em sua edição de 2024, o Encontro da ABCP se dedicará ao tema Desigualdades e Justiça Climática: Desafios da Ciência Política no Sul Global.