É com enorme alegria que o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas divulga que Ana Paula Tostes, pesquisadora de nosso Núcleo Estratégico, foi contemplada pela cátedra que atribui distinção internacional pela União Europeia a professores e pesquisadores na área de Estudos Europeus e União Europeia. Parte do Programa Europeu das Ações Jean Monnet no domínio do Ensino Superior, a Cátedra Jean Monnet visa apoiar o ensino e a investigação no domínio dos estudos sobre a União Europeia em todo o mundo.
Essa foi a primeira Cátedra estabelecida em uma universidade pública no Rio de Janeiro e a primeira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Projeto (101127443- EUgac) coordenado pela professora se refere à chamada ERASMUS-JMO-2023-CHAIR e tem como tema de pesquisa: European Actorness and consequences: the EU politics and green transition agenda impacting third countries.
As atividades relacionadas à Cátedra de docência atribuída à docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP-UERJ e do Departamento de Relações Internacionais (DRI-UERJ) visam funcionar como pólo irradiador de pesquisas sobre Europa, dando continuidade a atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade, especialmente entre 2023 e 2026.