Skip to content
OIMCnaCOP - Simulação UERJ site

Simulação das Negociações da COP30 na UERJ, organizada pelo OIMC

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, o Observatório Interdisciplinar de Mudanças Climáticas (OIMC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ), promoveu uma Simulação das Negociações da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), no campus Maracanã da Instituição. Durante dois dias de programação, aproximadamente 41 estudantes de diferentes universidades públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro puderam vivenciar a experiência de atuar como delegados de Estados-Partes e como representantes de Redes Transnacionais de Advocacia Pública, como a imprensa e a sociedade civil.

Organizada pelos pesquisadores do Observatório Leticia Britto dos SantosEduarda Lattanzi (bolsista de pós-doutorado institucional em Ciência Política no IESP-UERJ), Matheus Declie e Rafaela Collopy, a atividade contou ainda com apoio do Observatório do Clima (OC), que forneceu um kit especial com materiais informativos sobre a Conferência. Este conjunto de conteúdos e brindes foi utilizado como premiação dos participantes nas categorias: delegação destaque, melhor discurso, espírito mais cooperativo e proposta mais inovadora. Como resulado da Simulação, os delegados apresentaram uma proposta de resolução final e as representantes da imprensa criaram um perfil no Instagram para divulgar as principais informações da atividade.

A realização da Simulação das Negociações da COP30 na UERJ ofereceu momentos de grande riqueza acadêmica e de aprendizado sobre negociações internacionais e sobre a agenda de mudanças climáticas, com o objetivo de incentivar a formação de novas lideranças em temas relacionados à diplomacia climática e políticas ambientais. Sem dúvida, uma experiência marcante para todas e todos que não puderam estar presencialmente em Belém. Palmas diplomáticas!