Skip to content
Atlas site

OIMC, GeoEcos, CLACSO e LABMUNDO lançam Atlas da Justiça Climática na América Latina e no Caribe

O Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas, em parceria com o Observatório de Geopolítica y Transiciones Ecosociales (GeoEcos) da Universidade Complutense de Madrid (UCM), está lançando o Atlas da Justiça Climática na América Latina e no Caribe, livro editado por Enara Echart Muñoz (UCM), Lara Sartorio (IMAR-Unifesp), Rubens de S. Duarte (ECEME), Breno Bringel (IESP-UERJ e UCM), Carlos R. S. Milani (IESP-UERJ e PPGMA/UERJ) e Caio Samuel Milagres (ECEME).

Este volume é um retrato poderoso de um momento decisivo da história. Enquanto a emergência climática nos impõe pensar as conexões entre o tempo geológico e o tempo presente, gerando pontos de não retorno em várias regiões e muitos ecossistemas do planeta, as soluções “verdes” exclusivamente baseadas em lógicas economicistas de curto prazo reforçam desigualdades sociais sem resolver as causas profundas da crise ecológica. Tendo esse pano de fundo como ponto de partida do debate, o Atlas traduz em mapas, gráficos, linhas do tempo, matrizes e narrativas pedagogicamente acessíveis a complexidade das disputas em curso sobre como redesenhar as relações sociedade-natureza diante dos muitos desafios do século XXI. Oferecendo cartografias temáticas críticas e narrativas visuais, a obra não apenas informa, mas também propõe uma forma de ver e pensar o território, o poder e as resistências, contribuindo para a disputa pelo sentido do que está em jogo na crise climática e ecológica contemporânea.

Publicado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e com cartografia temática desenvolvida pelo Ateliê de Cartografia do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), o Atlas da Justiça Climática na América Latina e no Caribe foi elaborado ao longo de dois anos por uma equipe de aproximadamente 40 pessoas das áreas da pesquisa, da cartografia, da comunicação e do ativismo. O projeto contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Programa de Atracción de Talento Investigador a la Comunidad de Madrid (TalentoCM), do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e, para a versão impressa em português, do Comitê de Oxford para o Alívio da Fome (Oxfam). A versão digital da publicação está disponível para download gratuito na biblioteca digital do CLACSO. Em breve, a versão em espanhol também estará disponível, em tradução produzida pelo GeoEcos.