Skip to content
caderno17site (1)

Novo Caderno do OIMC mapeia os investimentos europeus na Amazônia Legal

A série Cadernos do OIMC, publicação de fluxo contínuo do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas dedicada a textos acadêmicos que tratam dos diversos aspectos da emergência do clima, está lançando seu décimo sétimo volume: Europa-Brasil: mapeando investimentos na Amazônia Legal, assinado pela Prof. Ana Paula Tostes e por Luan Werneck-Costa. No artigo, a partir da investigação de bases de dados de projetos desenvolvidos por meio de programas internacionais e mecanismos em curso, os autores buscam mapear os Investimentos Estrangeiro Diretos (IEDs), especialmente da União Europeia e de países europeus, na região da Amazônia Legal.

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) contemplada pela Cátedra Jean Monnet da União Europeia (JMC-UERJ), Ana Paula Tostes é docente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e do Departamento de Relações Internacionais (DRI-UERJ), coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais (LabRI-UERJ) e membro do Núcleo Estratégico do OIMC. Estudante de graduação em Relações Internacionais na UERJ, Luan Werneck-Costa é pesquisador de Iniciação Científica de nosso Observatório e membro do grupo de pesquisa de Estudos Europeus do LabRI-UERJ.

Esta é mais uma edição dos Cadernos vinculada ao projeto Governança Pan-Amazônica, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável,  parceria do OIMC com o Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) e com o Observatório Político Sul-Americano (OPSA) viabilizada pela da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no âmbito do edital Amazônia+10. Reunindo pesquisadores dos três grupos de pesquisa e especialistas viculados a Instituições de Ensino Superior da região amazônica, a iniciativa se dedica a investigar as percepções, interesses e ações dos diferentes atores políticos que têm poder de incidência no desenvolvimento sustentável da região. Em complemento aos monitores dedicados aos países sul-americanos amazônicos (publicados pelo OPSA) e sobre os estados brasileiros da região (publicados pelo LEGAL), a série publicada pelo OIMC visa analisar as agendas e os interesses que potências extrarregionais, organizações intergovernamentais e fóruns multilaterais manifestam em relação à Pan-Amazônia.