Skip to content
caderno21site

Novo Caderno do OIMC apresenta uma introdução à Obstrução Climática

O Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas está lançando a edição mais recente dos Cadernos do OIMC. Intitulado Compreendendo a Obstrução à Ação Climática, o 21º volume da série apresenta uma versão traduzida para o português do capítulo introdutório da coletânea Climate Obstruction: A Global Assessment (Oxford University Press, 2025), editada por J. Timmons Roberts (Brown University), Carlos R. S. Milani (UERJ), Jennifer Jacquet (University of Miami) e Christian Downie (Australian National University), em tradução assinada pelo Prof. Milani, Diretor do OIMC.

Confira um resumo do conteúdo do texto:

Os esforços para enfrentar as mudanças climáticas têm sido, em geral, inadequados, pois foram empreendidos sem a compreensão do papel dos grupos obstrucionistas, determinados a proteger o status quo mundial baseado nos combustíveis fósseis. Após sintetizarem os treze capítulos e apresentarem dez conclusões principais do volume, os autores também identificaram lacunas na pesquisa, incluindo o papel de bancos, universidades, sindicatos, organizações religiosas e militares na oposição à ação climática. Encerram o texto com exemplos de ações que diversos grupos estão tomando contra a obstrução climática, incluindo jornalistas, formuladores de políticas públicas, organizações da sociedade civil, acadêmicos e profissionais do campo jurídico.

Publicado em inglês pela Oxford University Press, e disponível online e gratuitamente no website da editora, o livro foi desenvolvido no âmbito da Climate Social Science Network (CSSN), rede de pesquisa integrada pelo Observatório, vinculada ao Instituto de Meio Ambiente e Sociedade da Universidade de Brown (EUA). Criada em 2020, a CSSN agrega pesquisadores das ciências sociais, oriundos de vários países ocidentais e de alguns países do Sul com o objetivo de produzir conhecimento sobre diferentes temas em torno do negacionismo climático, da geoengenharia, dos conflitos de interesses entre a indústria fóssil e a agenda pró-clima. 

Reunindo mais de 100 especialistas em obstrução climática de diversos países, a coletânea Climate Obstruction: A Global Assessment aborda sistematicamente o conjunto complexo, organizado e bem financiado de atores que têm se oposto ativamente aos esforços políticos para lidar com as mudanças no clima. À medida que a ação climática se globaliza, os esforços para obstruí-la se tornaram mais sofisticados, difundidos, bem financiados e perigosos. Oferecendo uma avaliação inédita sobre a obstrução climática global, este volume aprofunda nossa compreensão sobre os esforços para retardar ou bloquear políticas relacionadas às mudanças climáticas, apontando ações potenciais de resistência à obstrução.