O Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas está lançando o mais novo volume da série Cadernos do OIMC, publicação de fluxo contínuo editada por nossa equipe. Em mais um volume vinculado ao projeto Governança Pan-Amazônica, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, esta edição apresenta o artigo Interesses Chineses na Pan-Amazônia: Dilemas do Desenvolvimento Sustentável, assinado pela colaboradora do Observatório Ticiana Amaral.
O texto tem como objetivo descrever a evolução da presença chinesa na região da Pan-Amazônia sob o prisma tanto de seus interesses econômicos nos países que a compõem quanto dos impactos que a atuação de empresas chinesas gera para o clima e para o meio ambiente. Pesquisadora também do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), a autora é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP-UERJ, desenvolvendo seu projeto de pesquisa A Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da China na América Latina: Uma Análise dos Financiamentos de Projetos de Energias Renováveis sob orientação do coordenador do OIMC, Prof. Carlos R. S. Milani.
Viabilizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no âmbito do edital Iniciativa Amazônia+10, o projeto Governança Pan-Amazônica, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável é uma parceria do OIMC com o Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) e com o Observatório Político Sul-Americano (OPSA) dedicada a investigar as percepções, interesses e ações dos diferentes atores políticos que têm poder de incidência no desenvolvimento sustentável da região. Em complemento aos monitores dedicados aos países sul-americanos amazônicos (publicados pelo OPSA) e sobre os estados brasileiros da região (publicados pelo LEGAL), a série publicada pelo OIMC visa analisar as agendas e os interesses que potências extrarregionais, organizações intergovernamentais e fóruns multilaterais manifestam em relação à Pan-Amazônia.