Skip to content
milanisummit (4)

Coordenador do OIMC participa de eventos debatendo a integridade da informação sobre o clima

No dia 25 de março de 2025, o Prof. Carlos R. S. Milani participou a convite do Climate Information Integrity Summit (CIS), cúpula que reuniu, em Brasília (DF), especialistas de diferentes países (Brasil, Uruguai, EUA, Reino Unido, Turquia, França, Alemanha, entre outros), vinculados a universidades, organizações da sociedade civil, governos e organizações internacionais. O coordenador do Observatório compôs duas mesas de debate na programação do evento: uma sobre a promoção da cooperação internacional em matéria de integridade da informação sobre mudanças climáticas e outra sobre ameaças ao mundo da ciência e aos defensores socioambientais.

Organizada pela pela FALA Estúdio de Impacto, pela Counscious Advertising Network e pela Ação Climática Contra Desinformação (CAAD) no bojo da Global Initiative on Information Integrity on Climate Change, a cúpula tratou de difundir e institucionalizar o conceito de integridade da informação no campo climático, um conceito guarda-chuva que abrange debates políticos centrais, tais como negacionismo climático, ameaças à democracia ou ainda o papel das plataformas digitais. Todas as mesas do evento foram registradas e podem ser assistidas no canal da FALA no YouTube. A partir dos debates promovidos pela programação, a organização publicou um press release detalhando os principais pontos de conclusão atingidos pela cúpula.

No dia seguinte, 26 de março, o Prof. Milani ainda representou o OIMC na Segunda Sessão de Abertura da oficina de lançamento do Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil (Secom), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Lançada pelo Brasil durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em 2024, a iniciativa tem por objetivo fomentar pesquisas sobre o impacto da desinformação na ação contra mudanças climáticas, apoiar estratégias adequadas de respostas e fortalecer a comunicação internacional do setor.