ColeçãoEmergência Climática
As mudanças climáticas tornaram-se um dos temas mais debatidos em anos recentes, com sérias implicações para a definição do papel do Estado e dos diversos setores e agentes sociais. Muitas vezes os debates em torno do fenômeno partem do pressuposto de que será necessário nos reinventar como sociedade e civilização, repensar os modelos econômicos e políticos, para enfrentar a crise. Mas é igualmente necessário nos ocuparmos do curto e médio prazo, dentro dos quadros da civilização contemporânea, com programas viáveis e justos de adaptação climática, transição energética e transformação socioecológica.
Desenvolvida pelo Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas em parceria com a Mórula Editorial, esta coleção visa dar publicidade a uma agenda de pesquisas voltada para a compreensão das mudanças climáticas sob a ótica das ciências sociais e humanas, construindo diálogos entre atores sociais e políticos, mobilizando distintas gerações e difundindo propostas para debates no seio de universidades, governos e sociedade civil.
Coordenação da Coleção
Conselho Editorial
- 2024
A última comunicação do IPCC (2021) reforçou que as mudanças recentes no clima são generalizadas, rápidas, intensificadas e sem precedentes. A questão que se coloca é: como a mudança climática nos afeta e altera a ordem da sociedade e da política? Vivendo na modernidade suicida, pautada pelo capitalismo, a caixa preta das questões políticas tradicionais se reabre. Isso induz à necessidade de superar o neoliberalismo e praticar novas formas de responsabilidade transnacional.
A compreensão acerca das dimensões sociais e políticas dessas transformações é fundamental para empreender estratégias de enfrentamento de seus impactos. Este livro se dedica exatamente a isso.
Seus três primeiros capítulos se debruçam sobre a pandemia do coronavírus, sempre a partir da perspectiva de uma teoria social crítica amplamente concebida. Os três capítulos seguintes focalizam na mudança climática, enfrentando teoricamente a questão da “natureza” na modernidade, sua relação com a política e como isso deságua na questão climática.