Os Cadernos do OIMC, série do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas dedicada à publicação de textos acadêmicos que tratam dos diversos aspectos da emergência do clima, apresentam, em seu décimo oitavo volume, o artigo Um Novo Regionalismo Amazônico? Cooperação Catalítica e o Potencial Transformativo da Agenda de Belém, assinado pelo cientista político Lucas de Oliveira Paes (NUPI – Noruega). Desenvolvido como resultado projeto Rebundling sovereignty over local nature in global governance (RESOLVING), viabilizado pelo Research Council of Norway (RCN), o texto discute as promessas da Agenda de Belém, compromisso político firmado em 2023 entre os representantes dos países sul-americanos cujas soberanias se estendem sobre a bacia Amazônica, à luz das limitações e dos êxitos relativos do processo histórico da cooperação amazônica.
Doutor em Política e Estudos Internacionais pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), Lucas de Oliveira Paes é Pesquisador Sênior do Norwegian Institute of International Affairs (NUPI). Entre 2020 e 2024, realizou pesquisa pós-doutoral sobre regionalismo Amazônico, como parte de um projeto comparativo sobre governança de ecossistemas transfronteiriço, financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa. Foi contemplado com a Young Research Talents Grant do Conselho Norueguês de Pesquisa para coordenar um projeto de pesquisa sobre práticas de soberania e redes de governança multinível na Amazônia e no Golfo da Guiné, entre 2025 e 2028. Sua pesquisa aborda dinâmicas hierárquicas e assimetrias no exercício da soberania estatal em múltiplos temas da ordem internacional.
Este volume dos Cadernos está vinculado ao projeto Governança Pan-Amazônica, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, parceria do OIMC com o Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) e com o Observatório Político Sul-Americano (OPSA) viabilizada pela da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no âmbito do edital Amazônia+10. No dia 31 de março de 2025, às 16h, o autor desta edição participa da mesa Potências Extrarregionais na Pan-Amazônia entre Cooperações e Interesses Estratégicos: a União Europeia, a Noruega e os EUA, parte da programação do seminário Governança e Desenvolvimento da Pan-Amazônia em face das Mudanças Climáticas, junto aos autores do último volume dos Cadernos.