Skip to content
OIMCnaCOP - seminário UFPA site

OIMC, CSSN e NAEA promovem Seminário Obstrução Climática: Uma Avaliação Global, na UFPA

Na próxima sexta-feira, 14 de novembro, durante o período da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA-UFPA) recebe o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas e a Climate Social Sciences Network (CSSN) para promoverem o seminário Obstrução Climática: Uma Avaliação Global. Oferecido no Auditório Professor Armando Dias Mendes, do Campus da UFPA no Guamá, entre 17h às 18h30, o evento apresenta os principais resultados obtidos nos quase três anos de organização da coletânea Climate Obstruction: A Global Assessment em uma mesa composta pelos editores da publicação Timmons Roberts (CSSN e Brown University) e Carlos R. S. Milani (Diretor do OIMC), com moderação de Marcela Vecchione (PPGDSTU/NAEA-UFPA).  A mesa de discussão será seguida de um coquetel de confraternização entre os presentes.

Reunindo mais de 100 especialistas em obstrução climática de diversos países, a obra aborda sistematicamente o conjunto complexo, organizado e bem financiado de atores que têm se oposto ativamente aos esforços políticos para lidar com as mudanças no clima. À medida que a ação climática se globaliza, os esforços para obstruí-la se tornaram mais sofisticados, difundidos, bem financiados e perigosos. Oferecendo uma avaliação inédita sobre a obstrução climática global, este volume aprofunda nossa compreensão sobre os esforços para retardar ou bloquear políticas relacionadas às mudanças climáticas, apontando ações potenciais de resistência à obstrução. O tema da pesquisa faz parte da discussão urgente e necessária sobre a obstrução climática, em particular no caso do Brasil, sede da COP 30.

Editado por Jennifer Jacquet (University of Miami) e Christian Downie (Australian National University), ao lado dos professores Roberts e Milani, e publicado em inglês pela Oxford University Press, o livro foi desenvolvido no âmbito da CSSN, rede de pesquisa internacional vinculada ao Instituto de Meio Ambiente e Sociedade da Universidade de Brown (EUA). Criada em 2020, a CSSN agrega pesquisadores das ciências sociais, oriundos de vários países ocidentais e de alguns países do Sul com o objetivo de produzir conhecimento sobre diferentes temas em torno do negacionismo climático, da geoengenharia, dos conflitos de interesses entre a indústria fóssil e a agenda pró-clima. Em outubro, o Observatório publicou uma versão traduzida para o português do capítulo introdutório da coletânea, em tradução assinada pelo Prof. Milani, no Caderno do OIMC N. 21.