Skip to content
oimccomentariosite (5)

Nova série de Comentários do OIMC em parceria com The Climate Reality Project Brasil

O Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas orgulhosamente lança a primeira edição de uma série de edições de nossos Comentários do OIMC dedicada à publicação de textos escritos por participantes do projeto Operação COP 2024 – Jovens Embaixadores pelo Clima. Realizada em parceria com o The Climate Reality Project Brasil e o Centro Brasil do Clima, a iniciativa selecionou jovens estudantes de várias regiões do Brasil e diversas áreas do conhecimento para passarem por uma formação em temáticas de política internacional, mudanças climáticas e desenvolvimento de habilidades, com ênfase em temáticas de negociação junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP).

Inaugurando a primeira leva de resultados desta parceria, esta nova edição apresenta o artigo Justiça Climática é Justiça Trans: Deslocamento, Transfobia Ambiental e Reparações Climáticas, assinado por Vesper Junqueira. No texto, o autor analisa as relações entre políticas de negacionismo climático e políticas de supressão dos direitos de populações LGBT+, focando nos impactos desiguais de eventos climáticos extremos sobre pessoas trans, e ressalta a importância de um olhar específico sobre populações vulnerabilizadas no debate sobre reparações climáticas.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com período sanduíche na Universidade da Antuérpia (UA – Bélgica), Vesper Junqueira é pesquisador de incidência política e litigância climática no Instituto DuClima e membro da rede Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action (LACLIMA). Sua pesquisa se dedica ao estudo da justiça climática a partir de abordagens baseadas em direitos humanos para perdas e danos climáticos e adaptação, com ênfase em decolonialidade, interseccionalidade e desenvolvimento (sustentável) global.