A três dias das eleições municipais brasileiras de 2024, o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas e o Observatório Político e Eleitoral (OPEL) publicam o relatório Emergência Climática e Políticas Públicas: Mapeando a Percepção da Cidadania no Plano Local, apresentando os resultados de uma pesquisa que busca contribuir para a compreensão de como as brasileiras e os brasileiros estão lidando com as mudanças climáticas.
Sob coordenação de Josué Medeiros, de Mariana Castro e do Prof. Carlos R. S. Milani, esse projeto foi concebido coletivamente pelos dois observatórios, a partir de 12 grupos focais, conduzidos em seis cidades: três no estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói) e três no estado de São Paulo (São Paulo, Diadema e Osasco). O objetivo principal da pesquisa foi analisar as percepções, as preferências, as demandas e as experiências das pessoas vivendo nessas localidades em relação ao fenômeno das mudanças climáticas. Nossa hipótese geral demonstrada no documento é de que existe reconhecimento social da existência e da gravidade das mudanças climáticas.
Em plena conjuntura eleitoral, conhecer as percepções de eleitores e eleitoras pode ajudar a entender o lugar ocupado pelo tema da emergência climática na perspectiva da cidadania. Esta primeira parceria entre OIMC e OPEL contou com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e com equipe de pesquisadores composta por Rennan Pimentel, Júlia Nascimento Santos e Sérgio Mecena Neto.