Skip to content
eventociposite

OIMC, LABMUNDO e Plataforma CIPÓ se unem para evento de lançamento, no IESP-UERJ

No dia 7 de outubro de 2024, segunda-feira, o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas se junta à Plataforma CIPÓ e ao Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) para promover, na sede do IESP-UERJ (Rio de Janeiro – RJ), a mesa de discussão Emergência climática e política externa brasileira em debate. Oferecido presencialmente a partir das 17h30, na Sala Olavo Brasil, o evento celebra o lançamento de dois livros: Política externa brasileira e clima: caminhos para um Brasil ambientalmente responsável e socialmente justo (Cipó e FUNAG, 2024), organizado por Maiara Folly, Marília Closs e Vitória Gonzalez, e Política Externa, Lideranças Autoritárias e Ultraconservadorismo (Appris Editora, 2024), organizado por Rubens de S. Duarte e Carlos R. S. Milani.

A abertura da mesa ficará a cargo do Prof. Milani (IESP-UERJ), coordenador do OIMC e do LABMUNDO, e de Vitória Gonzalez, coordenadora de projetos da CIPÓ. Em seguida, os temas desenvolvidos nas duas obras serão expostos por Rubens Duarte (PPGCM-IMM-ECEME), coordenador do LABMUNDO e pesquisador associado do Observatório, e por Marília Closs, coordenadora de projetos da CIPÓ, contando com a presença de diversos autores que contribuíram com as coletâneas.

Composta por 11 capítulos escritos por pesquisadores da CIPÓ, Política externa brasileira e clima: caminhos para um Brasil ambientalmente responsável e socialmente justo destaca os caminhos para que a política externa brasileira assuma a liderança na construção de um Brasil, uma governança global e um mundo mais democráticos, ambientalmente responsáveis e socialmente justos. Contando ainda com prefácio da Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, a obra também examina a trajetória do Brasil no contexto do regime climático global, buscando extrair lições que possam orientar a condução eficaz e inclusiva da COP30, a 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, capital do Pará, em 2025.

A publicação está disponível para download gratuito na página oficial da CIPÓ.

Em anos recentes, o mundo tem sido palco para a atuação de diversos líderes, governos e movimentos ultraconservadores e autoritários que passaram a desafiar as instituições da democracia. Do nacional ao transnacional circulam aprendizados e práticas, sempre visando a minar princípios, normas e experiências democráticas e organizações multilaterais. Por meio de pesquisas que são fruto de ampla reflexão coletiva conduzida no âmbito do LABMUNDO, esta coletânea considera o contexto brasileiro de emergência do bolsonarismo e procura analisar como lideranças e movimentos ultraconservadores e antidemocráticos produziram influências negativas nas agendas da política externa brasileira.

A publicação pode ser adquirida na página oficial da Appris.